28 de Julho de 2017 às 11h30m33s

Conheça 10 grandes filmes sobre guerra

Por: Mr. Potato

Ler é fácil, o difícil é comentar. Prove que isto está errado.

Esta semana chega aos cinemas brasileiros o filme Dunkirk dirigido por Christopher Nolan, diretor responsável pela obra original A Origem e a adaptação da Trilogia Batman - Cavaleiro das Trevas. Neste novo longa, Nolan irá abordar a evacuação de soldados do Império Britânico e da França, após os mesmos serem rodeados pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Com isso iremos relembrar 10 grandes obras que abordaram este tema que trouxe muita destruição ao mundo.

Assista ao trailer de Dunkirk e depois confira os filmes.

10 - Guerra ao Terror (The Hurt Locker - 2008)

O filme teve como protagonista o ator Jeremy Renner, que hoje vive o Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel, mas na época até concorreu ao Oscar de melhor ator pelo papel, não venceu, mas o longa ganhou o Oscar de melhor filme, vencendo o poderoso Avatar de James Cameron, que além de melhor filme, perdeu também o Oscar de melhor diretor que ficou com sua ex-esposa Kathryn Bigelow, que além de ficar com o prêmio tornou-se a primeira mulher a vencer um Oscar nesta categoria.

JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

9 - O Pianista (The Pianist - 2002)

Adrien Brody dedicou-se muito para interpretar Wladyslaw Szpilman chegando a perder 14 kg, mudou de casa e viveu como pianista por um tempo. E seus esforços foram recompensados com o Oscar de melhor ator. A direção foi de Roman Polanski.

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

8 - Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line - 1998)

Dirigido por Terrence Malick, Além da Linha Vermelha é outro filme que se passa na Segunda Guerra e conta com grande elenco como Sean Penn, Jim Caviezel, John Cusack, George Clooney, Woody Harrelson e Jared Leto.

Durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico. Assim, um grupo de jovens soldados enviado para lá, trazendo alívio para as esgotadas unidades da marinha. Lá os recém-chegados conhecem um terror que nem imaginavam, mas no meio deste desespero surgem fortes laços de amor e amizade.

7 - Casablanca (1942)

O filme além de ser um clássico do cinema, é muito conhecido por ser desenvolvido como uma propaganda dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos.

6 - A Lista de Schindler (Schindler's List - 1993)

Steven Spielberg, guardem este nome, aparece na lista com um filme corajoso e uma bela fotografia, recebendo os maiores prêmios do Oscar. Liam Neeson foi o protagonista do longa.

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

5 - O Resgate do Soldado Ryan (Soaving Private Ryan - 1998)

O filme que mostra a determinação de pessoas para resgatar o último filho sobrevivente de uma única família americana, está recheado de atores conhecidos, até Vin Diesel está na trama. Steven Spielberg, apareceu novamente, foi o diretor e ganhou o Oscar em sua categoria. O filme também levou o Oscar de melhor filme e teve uma indicação de melhor ator para Tom Hanks.

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

4 - Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds - 2009)

Bastardos Inglórios é a visão do Tarantino sobre a Segunda Gerra Mundial, com uma dose de humor, ação e sangue o filme tem uma visão distópica dos verdadeiros acontecimentos. O grande destaque foi a atuação de Christoph Waltz que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante.

2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

3 - Platoon (1986)

Dirigido e escrito por Oliver Stone o longa Platoon, assim como os filmes anteriores, também venceu as premiações principais do Oscar. A inspiração do filme veio da própria experiência do diretor que serviu na Gerra do Vietnã.

Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fizeram seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.

2 - Nascido Para Matar (Full Metal Jacket - 1987)

O filme teve cenas que ficaram marcadas na história do cinema e teve o visionário Stanley Kubrick na direção. O longa teve uma única indicação ao Oscar, melhor roteiro adaptado, mas não venceu.

Um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra e quando lá chegam se deparam com seus horrores.

1 - Apocalypse Now (1979)

Apocalypse Now é uma visão brutal que o diretor Francis Ford Coppola tem da guerra. Robert Duvall e Marlon Brando voltam a trabalhar com o diretor, assim como fizeram no filme O Poderoso Chefão.

O Capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

Gostaram da lista? Já assistiram algum filme deste? Você acha que faltou algum filme? Deixe nos comentários.

Fontes:
Sinopses e fichas: Adorocinema e IMDB
Curiosidades: Wikipedia
Lista de filmes: GamesRadar

 

Tem algo a acrescentar a esta notícia? Compartilhe nos comentários.

Fonte: EsporteNerd

Leia Também

Comentários

Tem algo a acrescentar a esta notícia? Compartilhe nos comentários. Toda crítica é bem aceita, mas por favor sem desrespeitar o próximo.
comments powered by Disqus